Com a tabela de propriedades é possível comparar o UHMW com outros plásticos de engenharia em diversas situações como densidade, tensão, elasticidade, dureza, resistência ao impacto, temperatura, condutividade entre outros.
Clique aqui e acesse a Tabela de Propriedades
O peso molecular extremamente elevado proporciona a esse plástico de engenharia, além de excelentes propriedades mecânicas, uma viscosidade tão alta no estado fundido que o índice de fluidez (190oC / 21,6kg) aproxima-se de zero. Destacam-se como principais qualidades a alta resistência ao desgaste por abrasão, a alta resistência ao impacto e o baixíssimo coeficiente de atrito.
A resistência à abrasão, maior do que a maioria dos termoplásticos e superior aos materiais comumente utilizados na confecção de silos, containeres e equipamentos que sofrem muito desgaste quando estão em operação.
Também comparado com polímeros que se destacam por alta resistência ao impacto e é utilizado em aplicações em que essa propriedade é requerida, mesmo em baixas temperaturas. Tal característica faz com que esse material seja utilizado na confecção de equipamentos de esportes de inverno (como esquis e snowboards), além de usos em câmaras frigoríficas e defensas marítimas.
No caso dos PEUAPMs, à medida que se aumenta o peso molecular, melhora-se a resistência ao desgaste por abrasão, ao passo que a resistência ao impacto é diminuída. Possui ainda baixo coeficiente de atrito estático e dinâmico.
Aplicações industriais diversas (como acoplamentos, trilhos de máquinas, guia para correntes, isoladores de ruído, mancais, pistões, polias, rolamentos, roscas sem fim, silenciadores, apoios, batentes e válvulas) podem ser desenvolvidas com esse material.
Um quadro comparativo do UHMW com outros plásticos de engenharia submetidos ao ataque de diversas substâncias químicas como acetona, amônia, etanol, benzina, glicerina, metanol, ácido sulfúrico, soda cáustica entre outros. São mais de 70 substancias.