Em 1985 a Cormatec foi contatada por uma das maiores indústrias automobilísticas do Brasil, para a qual já fornecia diversos itens em UHMW para sua linha de montagem. Esse contato tinha um caráter emergencial. Vários fatores estavam causando muitos transtornos, enormes despesas e desgastando o nome da empresa junto a seus clientes.
O caso era uma deterioração crônica dos roletes de transporte “aéreo” da linha de montagem, especificamente no setor de pintura, onde os veículos são transportados suspensos por suportes fixados em trilhos superiores e são pintados. Esses roletes eram fabricados em aço 1020, com um rolamento interno. Nesse sistema, além de ser necessária a lubrificação constante do conjunto, o desgaste natural do rolete, pelo atrito com o trilho, exigia a troca constante dos roletes, rolamentos e dos próprios trilhos. Mas o maior inconveniente desse sistema eram as partículas de aço que caíam sobre os veículos na hora da aplicação da tinta. Além dos problemas no acabamento, que exigiam o retrabalho da pintura, o pior acontecia depois dos carros terem sido entregues aos clientes. Quando não detectadas, em poucas semanas, as partículas oxidavam e surgiam pontos de ferrugem na lataria.
A Cormatec desenvolveu um sistema onde um rolete de UHMW, pelas suas características de baixo coeficiente de atrito e mínimo desgaste por abrasão, suprimia a necessidade do rolamento e da lubrificação do conjunto. Trabalhando diretamente no eixo, sem rolamento, o novo rolete obteve um desempenho que surpreendeu a equipe de engenharia e manutenção da montadora. O desgaste dos trilhos diminuiu a ponto de não ser mais notado durante vários anos. As paradas e os custos para a lubrificação foram eliminados. O custo do conjunto em UHMW é aproximadamente 60% menor do que o custo do conjunto anterior, a durabilidade é cinco vezes maior e as partículas de aço sobre os veículos foi 100% eliminada. O resultado desse projeto é que há mais de 30 anos, centenas desses conjuntos continuam sendo fornecidos a essa montadora.
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